Toque Manual de Relação - Fasciaterapia MDB
O Toque Manual de Relação - Fasciaterapia MDB trabalha todas as estruturas do corpo (físico, emocional, mental e espiritual) através do movimento interno que anima as fáscias. A partir de uma escuta e observação rigorosa, Danis Bois (fundador do método) percepcionou que as fáscias se ligam entre si e são animadas por um movimento muito específico e lento ao qual chamou de Movimento Interno - uma animação interna, constante, autónoma e organizada, portadora de uma força de auto-regulação e auto-cura do organismo.
O que são as fáscias?
As fáscias são o suporte vivo da unidade e globalidade do corpo. São membranas que envolvem, penetram, protegem e conectam todas as estruturas anatómicas - músculos, órgãos, vísceras, ossos, artérias, veias... (Por exemplo: o pericárdio é a fáscia do coração, a pleura é a fáscia do pulmão, o periósteo é a fáscia dos ossos).
Os movimentos contínuos e rítmicos das fáscias garantem a vitalidade de todo o organismo. Como todos os sistemas do corpo estão interligados, um problema local pode vir a afectar outras regiões do corpo: uma tensão cervical pode dar origem a uma dor no ombro ou uma tensão nas fáscias pode criar distúrbios no sistema digestivo. São os bloqueios nas fáscias e nos outros tecidos do corpo que geram, com o passar do tempo, as patologias, e é neste campo de acção que a fasciaterapia pode intervir. O fasciaterapeuta, através do toque manual, sente e percepciona o movimento interno para então liberar as regiões do corpo com maior tensão, resistência, bloqueios, ausência de tonicidade... restabelecendo e reequilibrando assim a globalidade de todo o organismo.
O Toque Manual de Relação solicita, no âmago do corpo, os mecanismos de modulação tónica que animam os processos de relação e de adaptação do ser. A partir de um diálogo não verbal, pré-reflexivo, desperta o ser para uma sensibilidade nova e renovada de si mesmo, dos outros e do mundo. É no interior desta vivência corporal que o ser pode tomar consciência de aspectos impercepcionados de si e descobrir novas possibilidades de ser e de estar.
"Le toucher manuel
de relation présente une forte dimension de relation d'aide où le praticien est
à la fois un expert dans l'art du toucher et un pédagogue dans l'art
d'accompagner une personne à apprendre de ses vécus internes et à accéder à de
nouvelles connaissances qui participent à sa transformation" (Bourhis, 2012,
Thèse de doctorat, Toucher manuel de relation et intelligence sensorielle, p. 75)
"O toque manual de relação apresenta uma importante
dimensão de relação de ajuda em que o terapeuta é simultaneamente um
especialista na arte do toque e um pedagogo na arte de acompanhar uma pessoa a
aprender com as suas experiências internas e a aceder a novos conhecimentos que
participam na sua transformação." (tradução livre)